Missionários da Sagrada Família

Carisma:

“Estar perto daqueles que estão longe” (cf At 2,39) é a expressão que resume nosso carisma e espiritualidade. Eis o carisma que recebemos como dom, que acolhemos em vasos de barro e queremos passar à Igreja e a cada geração der discípulos missionários: o serviço às missões ad gentes (nas fronteiras geográfico-religiosas, culturais e sociais); o serviço diversificado e organizado às diversas vocações eclesiais, nas diversas etapas (despertar, formar, acompanhar); e o acompanhamento pastoral das famílias.

Vocações e Formação:

Acompanhar as vocações missionárias é uma tarefa que emerge do próprio Evangelho e do Carisma que nos congrega e anima, um serviço que a Igreja nos confia e que os fiéis esperam de nós. Nosso percurso geral e comum, inspirado no ícone dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), está estruturado em quatro passos intrinsicamente relacionados: despertar, cultivar, discernir, seguir.

Para ingressar no nosso processo formativo, o vocacionado deve seguir o itinerário vocacional, descobrindo sua vocação com a ajuda do animador vocacional. Após o acompanhamento e discernimento vocacional, os vocacionados ingressam no Itinerário Formativo, passando pelas seguintes etapas de formação. Primeiramente, o vocacionado ingressa no Aspirantado, em Goiânia; depois segue a caminhada no Recife/PE, para fazer a etapa do Postulantado; em Santiago/Chile, realizamos o Noviciado Latino-americano; e, por fim, o Juniorado em Belo Horizonte/MG.

Os apóstolos foram chamados por Jesus a promover a palavra de Deus. Assim como eles, Cristo continua chamando as pessoas para segui-lo. Com esta finalidade, o SAV MSF faz um caminho comprometido com as juventudes, a fim de levá-los à reflexão sobre o seu projeto de vida e discernimento vocacional, animando todas vocações, exercendo a função de despertar, acompanhar e subsidiar vocações religiosas, sacerdotais e leigas.

Atualmente, o Frater Igor Pereira é o responsável pelo setor de Animação Vocacional no Brasil, acompanhando e encaminhando àqueles que desejam conhecer, de perto, os Missionários da Sagrada Família.  O jovem que está inquieto vocacionalmente, deve procurar os MSF nas redes sociais.

Contato:

Site: www.misafala.com

Facebook/Instagram: @savmsf

WhatsApp: (54) 99123.2592

E-mail: msfsav@yahoo.com.br

Presença dos Missionários em nossa Diocese:

Os Missionários da Sagrada Família nasceram da vocação missionária que, desde sempre, palpita no coração das comunidades eclesiais, vivida com particular intensidade pelo Padre João Berthier, religioso francês seduzido pela mensagem de Nossa Senhora em sua manifestação em La Salette (França, 19/09/1846) e estimulado pelo chamamento missionário do Papa Leão XIII.

Foi Berthier quem deu vida a um instituto que abriu portas que se encontravam fechadas às vocações missionárias – jovens com mais de 15 anos e pobres -, e multiplicou espaços e iniciativas para sua formação e atuação.

Os Missionários da Sagrada Família chegaram na região de Santo Ângelo no mês de maio de 1924. O primeiro campo pastoral foi a cidade de Santo Ângelo, que então pertencia à Diocese de Uruguaiana, praticamente desassistida do ponto de vista pastoral, cuja área se estendia para São Miguel, Eugênio de Castro, Entre-Ijuís e Giruá. Em 1932 foi iniciada a construção do Seminário Sagrada Família. Os missionários se dedicaram à formação de religiosos e ao atendimento pastoral em toda essa ampla região, de onde recebeu também inúmeras vocações. A partir de 1984 e até 2010, fizeram parte do projeto do Instituto Missioneiro de Teologia, onde foram formadas várias gerações de padres, religiosos e leigos/as. Atualmente, anima a pastoral nas paróquias Sagrada Família e Santo Antônio, ambas em Santo Ângelo, com suas 40 comunidades.