Irmãs Carmelitas

CARMELO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - SANTO ÂNGELO/RS

Carisma:

Nosso Carisma está centralizado na vida contemplativa Eclesial, em um clima que harmoniza a solidão e o silêncio com a comunhão fraterna de vida que tem por centro o Amor de Cristo e por norma a Caridade Fraterna. A vida de oração pela Igreja está centralizada na Eucaristia, na liturgia das horas e na oração meditada e contemplada duas horas por dia. Estamos inseridas na Paróquia da Catedral Santo Anjo da Guarda.

Vocações e Formação:

Ao perceber o chamado de Deus, para uma vocação específica à vida religiosa consagrada, a jovem passa pelas seguintes etapas de formação:

1º Um (1) ano de Aspirantado que se realiza o conhecimento recíproco da vocacionada com a comunidade que pode ser um tempo de experiência dentro da clausura.

2º Com o discernimento vocacional a jovem ingressa para um (1) ano de Postulantado.

3º Após o Postulado, inicia-se o Noviciado recebendo o hábito de Carmelita com o véu branco.

4º Concluídos os dois anos de noviciado, se consagra com os votos temporários que são renovados anualmente por 5 anos. Então se consagra definitivamente com os votos solenes recebendo o véu preto.

A todas as jovens que desejam um encontro profundo com Deus, que sentem anseio por dar a vida por Jesus servindo aos irmãos em uma vida de clausura e entrega total, na oração e contemplação, sendo como Santa Teresinha no Coração da Igreja o Amor. Deixamos o convite para nos conhecer e fazer uma experiência deste estilo de vida. Jovem vem e vede! Entre em contato conosco!

Contato:

Ir. Elisabete Filipin

E-mail: scorjesus@gmail.com

Facebook: Carmelo Vocacional

Instagram: vocacional_irmas_carmelitas

WhatsApp: (55) 9687-1589

Presença das Irmãs em nossa Diocese:

O Carmelo Sagrado Coração de Jesus teve início com o protagonismo de Dom Aloisio Lorscheider, Professor Marcelo Mioso e Madre Teresinha. Com um grande desejo que Professor Marcelo tinha de ter um Carmelo na cidade de Santo Ângelo pediu autorização ao Bispo dom Aloísio que consentiu.

Madre Teresinha residia no Carmelo de Caxias, sendo solicitado a ela o pedido de ser fundadora de um Carmelo na região Missioneira. Consentindo neste pedido e sabedora de que a cidade de santo Ângelo acolheria as irmãs e ajudaria na construção do mosteiro, madre Teresinha no dia 20 de maio de 1963 veio pela primeira vez a santo Ângelo para a escolha do terreno. O lançamento da pedra fundamental ocorreu a 29 de agosto de 1965, por Dom Aloísio.

Passados três anos, a 16 de setembro de 1968 chegaram as cinco primeiras irmãs fundadoras. No amanhecer do dia seguinte presidiu a celebração o Cônego Afonso Hames e colocou o Santíssimo Sacramento, considerando-se fundado o Carmelo.

As primeiras irmãs a chegarem foram: Madre Teresinha do Menino Jesus, Irmã Maria Teresinha do Menino Jesus, Irmã Maria Rosa do Menino Jesus, Irmã Verônica da Sagrada Face e Irmã Teresa de Jesus. Após uns meses de intenso trabalho a casa tinha lugar para receber as outras quatro irmãs destinadas a formarem parte da comunidade, Irmã Maria Zélia do Menino Jesus, Irmã Maria da Imaculada, Irmã Cecília do Menino Jesus e Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus. Sua chegada aconteceu aos 12 de dezembro de 1968. À tarde do dia 30 de dezembro de 1968 foi realizada a inauguração oficial com a presença do povo da cidade.