Irmãs Carmelitas

CARMELO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - GIRUÁ/RS

Carisma:

Oração e Vida fraterna em Comunidade: Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Como nossa vida diária é intercalada entre oração, trabalho, vida fraterna em comunidade e aconselhamento na portaria, nos organizamos com ofícios diversos o que possibilita que cada Irmã coloque seus dons a serviço e em pouco tempo rendemos bastante.  O principal meio de sustento é a confecção de hóstias. Além disso confeccionamos alfaias em pintura e bordado, terços, velas ornamentais, pintura de quadros em óleo e um dia por semana, fazemos pães, cucas, biscoitos e sonhos para venda na portaria do Carmelo.

Vocações e Formação:

Em primeiro lugar se acolhe o pedido da jovem e se entra em diálogo, para conhecer a família, o grau de estudos, etc. Após este contato e informações, se a candidata mora perto, convidamos para uma visita para obtermos um conhecimento mútuo, nós dela e ela da comunidade. Sendo de longe, se prolonga a comunicação, geralmente feita pelos meios de comunicação, redes sociais. Ao chegar o momento de recebê-la, entra no Carmelo e permanece um período de discernimento e acompanhamento.

O seguinte passo é o Postulantado, que geralmente é um período de um ano a um ano e meio. Tudo depende da capacidade da jovem de assimilar a formação e o carisma no estilo carmelitano Teresiano. Terminada esta etapa, se dá início ao Noviciado, e neste momento também recebe o hábito carmelitano.

Após dois anos de Noviciado, assume os votos temporários que normalmente era de três anos, mas segundo as novas orientações para a formação, provindas da Ordem, pode ser prolongado. Ao final deste longo tempo de formação faz a Profissão Solene, recebendo então o véu preto como sinal de sua consagração definitiva a Deus. O SENHOR TE CHAMA PARA VIVER UMA VOCAÇÃO!

Quer conhecer o Carmelo e fazer uma experiência como uma Religiosa de Vida Contemplativa? Entre em contato conosco!

Contato:

Carmelo Imaculado Coração de Maria

Rua Padre Dionisio Basso, 2550

Bairro Hortêncio

Caixa Postal, 190

Giruá – RS

Fone: (55) 3361-1063 ou (55) 99148-9160

E-mail: carmelogirua33@gmail.com

Facebook: Carmelo Imaculado Coração de Maria – Giruá - RS

Presença das Irmãs em nossa Diocese:

Estávamos no mês de fevereiro de 1976. Nosso Carmelo-Mãe Carmelo Sagrado Coração de Jesus – Santo Ângelo, não havia completado ainda o seu 8.º aniversário e já começávamos a perceber os sinais de um novo “sonho” de Deus, como que murmúrios muito suaves do Espírito divino que desejava gerar uma nova comunidade contemplativa na Diocese de Santo Ângelo, precisamente na paróquia de Giruá.

No dia 16 de julho de 1980, pela manhã, chegavam a Giruá as oito Irmãs Carmelitas vindas do Carmelo de Santo Ângelo, da mesma Diocese para dar início à nova comunidade. Eram elas: Ir. Teresinha do Menino Jesus, Ir. Teresa de Jesus, Ir. Margarida Maria do Coração de Jesus, Ir. Carolina de Jesus, Ir. Susana da Ssma. Trindade, Ir. Angélica do Espírito Santo, Ir. Cecilia do Menino Jesus e São José e Ir. Letícia da Eucaristia.

Às 15 horas desse dia foi celebrada solene Eucaristia precedida de Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi precedida por Dom Estanislau Kreutz e concelebrada pelo Pe. Dionysio Basso, com a participação de aproximadamente umas mil e duzentas pessoas, que com muita alegria e profunda fé vieram receber as Irmãs Carmelitas.

Inauguração oficial:

A Inauguração Oficial e Ereção Canônica deste mosteiro Imaculado Coração de Maria realizou-se na solenidade de nossa Santa Madre Teresa de Jesus, 15 de outubro de 1980. A cerimônia de Inauguração iniciou às 9h com a celebração eucarística presidida pelo Bispo diocesano, Dom Estanislau A. Kreutz e concelebrada por mais de 20 sacerdotes de nossa Ordem e do clero diocesano. Durante a Missa foi lido o Decreto de Ereção Canônica. E ao término da Missa Dom Estanislau declarou oficialmente fundado o Carmelo Imaculado Coração de Maria, na cidade de Giruá, Diocese de Santo Ângelo – RS.

Em seguida, o município de Giruá representado pelo então Prefeito Municipal, Sr. Flávio Weschenfelder, religiosas, professores, jovens e crianças acolheram e homenagearam as Irmãs Carmelitas com discursos, cantos, poesias e cartazes. Nesse dia todos os presentes puderam entrar e visitar as dependências internas do mosteiro que a seguir foi fechado em clausura papal. O grande ideal de Ir. Teresinha ao realizar a fundação deste Carmelo, o segundo fundado por ela, foi estabelecer mais uma casa de Oração pelos sacerdotes, pela Igreja, pela salvação das almas e também propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria, por isso o nome do Carmelo: IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.

Comunidade atual do Carmelo:

Atualmente nossa comunidade se compõe de 14 membros, sendo 11  Irmãs de votos solenes: Ir. Neide (Priora) Ir. Teresa de Jesus, , Ir. Cecilia, Ir. Margarida, Ir. Carolina, Ir. Maria, Ir. Lourdes, Ir.Maria Goreti,  Ir, Marlise, Ir. Wilma e Ir. Adriana. E  três jovens Postulantes: Maria de Fátima, Regina e Nikaelli.