Ordem dos Frades Menores

Carisma:

Nós, freis franciscanos, pertencemos a Ordem dos Frades Menores (constituída de irmãos e padres) fundada por São Francisco de Assis há mais de 800 anos. Em 1209 São Francisco e um grupo de irmãos obteve a aprovação do papa Inocêncio III para poder viver a regra franciscana que basicamente nos convida a viver o evangelho em fraternidade seguindo Jesus Pobre, Humilde e Crucificado através dos conselhos evangélicos da Pobreza, Castidade e Obediência. Ao longo destes oitos séculos, popularmente, os três principais pilares do carisma franciscano acabaram se tornando o cuidado com os mais pobres e marginalizados, a promoção da cultura de paz e a integridade com toda criação (ecologia). Estamos presentes em todos os continentes nos mais variados serviços: paróquias, frentes missionárias, pastorais sociais, escolas, instituições de caridade. No Rio Grande do Sul formamos a Província São Francisco de Assis que conta com cerca de 80 freis.

Vocações e Formação:

Aspirantado: Tempo de convivência numa fraternidade (Seminário) para experimentar a forma de vida franciscana e discernir o chamado vocacional. (Ingresso a partir do 1º ano do ensino médio). Quem já possui o ensino médio realiza a experiência de 01 ano também no seminário.

Postulantado: O postulante continua seu processo de discernimento vocacional junto a fraternidade (seminário), só que nesta etapa, com um forte acento nas questões humanas. Neste período ele tem maior participação na vida fraterna sem estar ligado ás obrigações da vida consagrada.

Noviciado: É o primeiro ano como frei. Nesta etapa o Frei Noviço inicia sua caminhada na Ordem se aprofundando na regra e constituições da Ordem dos Frades Menores. Durante este ano recebe o hábito franciscano e ao final emite, temporariamente, os votos de pobreza, castidade e obediência. Esta etapa é fora do RS.

Votos simples: A cada solenidade de Pentecostes os freis de votos simples renovam os votos por um ano. A partir da 3ª renovação é possível pedir para realizar os votos perpétuos. É permitido renovar até 09 vezes. Durante este período acontece os estudos de Filosofia e Teologia (obrigatórios aos freis irmãos e presbíteros).

Votos perpétuos: No período dos estudos de teologia o frei emite os votos perpétuos. No último ano, aqueles que sentem-se chamados ao sacramento da ordem, solicitam a ordenação diaconal. E após a conclusão da teologia são ordenados presbíteros (padres) e enviados para alguma frente de missão no RS.

Quer conhecer mais sobre nossa congregação? Entre em contato conosco:

Contato:

Frei Franklin Freitas

Whats (55) 99923 3533

Blog: euvivoapazeobem.org

Email: euvivoapazeobem@gmail.com

Presença dos Frades, em nossa Diocese:

O carisma franciscano está presente desde a fundação da Diocese de Santo Ângelo, quando de sua criação em 1962, teve como primeiro bispo um frei franciscano: O Cardeal Dom Frei Aloísio Lorscheider OFM. Atualmente estamos presente em 03 paróquias da diocese: São José do Inhacorá (desde 1941), São Sebastião de Alegria (desmembrada de São José do Inhacorá em 1959) e Nossa Senhora do Rosário em Horizontina (Desde 1968).